CAIXOTE DE HISTÓRIAS

sexta-feira


PROJETO
ESTAÇÃO ALEGRIA
(Contação de histórias)
PROPOSTA: Formar parcerias com Estabelecimentos de Ensino da rede particular, levando aos alunos o projeto de contação de história e incentivando a participação dessa comunidade no trabalho de arrecadação de auxílio material para serem doados às Instituições Filantrópicas de Assistência às crianças e idosos,onde também se realizará, além das doações, o projeto “ESTAÇÃO ALEGRIA”.
Objetivo geral da contação de histórias:
Possibilitar uma viagem por espaços mágicos, habitados por seres encantados com um toque especial.
Auxiliar no desenvolvimento do imaginário, da criatividade e até mesmo no autoconhecimento, uma vez que trabalha as emoções de cada indivíduo.
Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação.
Perceber a contação de história como uma manifestação da arte e da cultura.
Objetivos específicos do projeto:
Propiciar a captação de recursos materiais aos abrigos, como lares de crianças e idosos, creches, visando a melhoria das condições dessas instituições, no que diz respeito à alimentação, higiene pessoal e do estabelecimento, vestimentas, calçados, brinquedos (novos ou usados em bom estado), enfim, qualquer recurso que venha contribuir para melhorar o atendimentos dos atendidos.
Para saber mais: As crianças e adolescentes, assim como muitos idosos, quando chegam aos abrigos, normalmente já trazem uma história de vida marcada de sofrimento pela negligência, abandono, violência física, sexual ou psicológica.
Nos abrigos ficam aos cuidados de pessoas em regime de trabalho plantonista e a vínculos afetivos profissionais e voluntário. Apesar dos esforços das Instituições em se adequarem, ainda não são suficientes para proporcionar um atendimento que supra as reais necessidades dos abrigados ou atendidos.
Para isso contamos com essa CORRENTE DO BEM entre Instituições Particulares de Ensino e Instituições de Assistência às Crianças e aos Idosos.
Metodologia: Contação de histórias com utilização de cantigas infantis,  objetos, fantoches, acessórios, elementos verbais e corporais.
Interação com os ouvintes, podendo ser trabalhados oficinas e projetos”ganchos” pela contadora  de história, pelos educadores ou monitores do local, dependendo da necessidade, espaço físico, disponibilidade de tempo ou número de atendidos.
OBS: No caso dos funcionários do Estabelecimento, favor solicitar sugestões à contadora, que poderá fornecer material ou num outro momento fazer oficina com os próprios funcionários.
Com a devida autorização, as atividades serão fotografadas para serem postadas no BLOG da contadora de história, TECA PETECA.
Repertório de histórias (algumas sugestões):
·         Dito e Feito
·         O pote e a semente
·         O sábio real e o modesto monge
·         A roupa nova do Rei
·         Mario, o Marinheiro e as 9 irmãs
·         Os quatro irmãos (continuação do início da Estação Fantasia)
·         O caso do bolinho
·         A última carta de Umbelino, o macaco
·         Ameba
·         O Domador de Monstros
·         A rã, a vaca e o sapo boi
Conclusão:
As instituições serão beneficiadas com as doações e os atendidos com histórias, músicas, carinho, alegria, pois Teca conta um tequinho de contos, cantos e encantos e assim todos, crianças, idosos, adultos funcionários, voluntários e a contadora de histórias também, todos unidos nessa corrente da ESTAÇÃO ALEGRIA,  serão mais felizes, não para sempre, mas até a próxima vez, a  próxima vez da próxima vez, a próxima vez da vez, a outra próxima vez e assim por diante...
“ O homem só é reconhecido como homem porque ele sonha e imagina”
Deus os abençõe!
Um super beijo estalado, vermelho de bolinhas brancas...
TECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário